TEXA do Brasil - PES-PAV-PEI Segurança em veículos híbridos e elétricos - OS CURSOS - FORMAÇÃO
CURSO PARA
CÓDIGO CURSO
PROGRAMAÇÃO
  • 03/05/2021 - BG FERRAMENTAS (24h)
  • 06/05/2021 - BG FERRAMENTAS (24h)

PES-PAV-PEI Segurança em veículos híbridos e elétricos

OBJETIVOS:
Neste curso, alguns veículos híbridos e elétricos são alimentados com tensões de várias centenas de volts, expondo os profissionais da manutenção automotiva ao risco elétrico.
Devido a isso, são estabelecidos na legislação os elementos essenciais para a formação de profissionais do setor elétrico visando um trabalho seguro. Neste curso, portanto, serão abordados os regulamentos de segurança e as noções fundamentais para a realização segura de reparos em veículos elétricos e híbridos.
A falta de conhecimento adequado nas intervenções e nos reparos de veículos elétricos e híbridos aumenta o risco de lesões. Quem trabalha em sistemas de alta tensão deve ter habilidades técnicas especiais.
PROGRAMA:
A capacidade de realizar trabalhos elétricos é alcançada através de um processo de formação que proporciona, além do desenvolvimento de conhecimentos teóricos, também a aquisição de competências práticas. Ao final do curso, o operador conhecerá as principais leis de segurança; os perigos associados à eletricidade; procedimentos para intervenção de primeiros socorros e para operação segura em veículos com alta tensão; o uso de equipamentos especiais; os Dispositivos de Proteção Individual previstos na legislação; os procedimentos para desconectar as baterias (remover o plugue de serviço); os critérios de manutenção e segurança de veículos híbridos; as precauções e métodos para recuperação de estradas de um veículo elétrico ou híbrido. O curso inclui também um estudo aprofundado, através de fichas técnicas, sobre os procedimentos de manutenção e segurança dos principais veículos elétricos e híbridos em circulação.
Os tópicos abordados no curso referem-se aos conteúdos referidos na Norma CEI 11-27 para os níveis 1A, 2A, 1B e 2B.
Um certificado de frequência e aprovação no teste final será emitido para cada participante do curso. O alumno, conferirá o reconhecimento de (PES) ou Pessoa Avisada (PAV), bem como o atestado de idoneidade para portar trabalho sob tensão em sistemas de baixa tensão.
DURAÇÃO:

24 horas.
DESTINATÁRIOS:
O curso destina-se a quem trabalha em veículos híbridos e elétricos, que no âmbito da sua atividade realizam trabalhos em sistemas elétricos fora de tensão, próximos ou subtensão para tensões até 1000V em a.c. e 1500V em d.c. e que requerem a nomeação de Peritos (PES), Pessoas Avisadas (PAV) e Pessoas Elegíveis (PEI).
PROFESSORES:
Os instrutores definidos pela TEXA do Brasil para gerenciar estes cursos possem os requisitos de Segurança solicitados pela normativa do Brasil e de acordo com o Decreto Ministerial Italia do 06 de março de 2013.

PROGRAMAÇÃO

LUGAR: HORÁRIO: DURAÇÃO:
BG FERRAMENTAS
03, 04, 05/05/2021 das 8.30 a 12.30 e das 13.30 a 17.30.
24h INSCREVA-SE AGORA
BG FERRAMENTAS
06, 07, 08/05/2021 das 8.30 a 12.30 e das 13.30 a 17.30
24h INSCREVA-SE AGORA