ADAS – Soluções para sistemas de assistência a condução - TEXA do Brasil
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ADAS

Soluções para o diagnóstico e calibração dos sistemas de ajuda ao motorista

 

Especialista no controle
dos sistemas ADAS

Os sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), projetados para garantir a segurança e o conforto ao dirigir, são cada vez mais comuns nos veículos de última geração.
Câmeras, radar, lidar e sensores devem ser recalibrados em caso de troca, mas também quando for necessário realizar manutenções que os envolvam, tais como: troca de pára-brisa e pára-choque, conserto de suspensão, alinhamento de roda, troca de pneu, substituição do módulo do motor, etc.
Saber a melhor forma de intervir nesta área é estratégico para acompanhar a tecnologia e poder prestar um atendimento de primeira classe aos clientes.
As soluções da TEXA permitem realizar calibrações estáticas e dinâmicas e assegurando a correta restauração do ADAS, garantindo segurança para o motorista e para quem realiza os diagnósticos e calibrações.
O software IDC5 orienta o mecânico passo a passo em todas as fases, graças à presença de fichas de ajuda, desenvolvidas especificamente para cada veículo, proporcionando uma cobertura CAR e TRUCK muito ampla, pelo menos 30% superior às outras soluções do mercado.
Além disso, dois cursos especializados, D9C e D9T, desenvolvidos pela TEXAEDU, estão disponíveis para ensinar todos os segredos dos sistemas ADAS.
 

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Uma oferta completa a 360 graus
 Impossível fazer sem

A TEXA ajuda os profissionais da reparação a trabalhar nesses sofisticados dispositivos de segurança ativa, com uma oferta completa e multimarcas que inclui:

- RCCS 3 (Sistema de Calibração de Câmera e Radar 3) disponível em duas versões
- CCS (Sistema de Calibração de Câmera)
- Uma grande disponibilidade de painéis e acessórios específicos
- Kit ADAS TRUCK
- Treinamento especializado

 

 

 



RCCS 3

duas versões para uma solução top de linha

A estrutura projetada pela TEXA está disponível em duas versões: RCCS 3 com Monitor e RCCS 3 com Painéis.
Ambos contêm o que há de mais moderno em tecnologia de fabricação e componentes verdadeiramente excepcionais.
O RCCS 3 com Monitor é o que há de melhor em termos de desempenho e velocidade de execução, pois utiliza a representação digital dos painéis, enquanto o RCCS 3 com Painéis é projetado para acomodar alvos físicos.
As soluções da TEXA garantem amplas possibilidades de manuseio por meio de ajustes simples, rápidos e precisos e podem ser utilizadas tanto com o kit de verificação de convergência e eixo de empuxo, quanto no modo de alinhamento óptico.
Duas versões, dois tipos de abordagem para trabalhar, mas um único resultado: a máxima segurança para o motorista e para quem realiza as calibrações, possibilitada pela grande facilidade de uso e precisão do sistema RCCS 3.

 

 

RCCS 3 com Monitor


RCCS 3 com Painéis


 

 



RCCS 3 com Monitor

Inovação digital para calibrar o ADAS

 







O RCCS 3 com Monitor é a nova solução da TEXA para a configuração de radar, lidar, câmeras e sensores, através da representação digital dos painéis.

Na verdade, está equipado com uma tela HD de 75 polegadas, definição 4K, que oferece sempre uma visualização incrível, respeitando o formato 1:1, de acordo com as especificações de cada fabricante.
Além disso, é imprescindível destacar que não deforma nem redimensiona as imagens.
Desta forma, a oficina tem a certeza de funcionar da forma mais correta e segura, sem correr o risco de alterar o comportamento do veículo na estrada.
O RCCS 3 comunica-se com o software IDC5 e orienta o mecânico, passo a passo, para a identificação rápida e automática do veículo. O painel é selecionado e configurado no monitor, sem possibilidade de erro.
Graças às constantes atualizações de software, que frequentemente disponibilizam novos veículos e eventuais novos painéis, e às indispensáveis fichas de ajuda elaboradas por marca e modelo, o usuário tem a certeza de realizar todas as operações com a máxima precisão, contando com uma cobertura extraordinária.
Além disso, a digitalização dos painéis permite liberar consideravelmente o espaço da oficina, que de outra forma seria ocupado pela presença de múltiplos painéis físicos.



 

 

 

 

 

RELAÇÃO DE PROPORÇÃO 1:1 

De acordo com as especificações
dos fabricantes

ROBUSTO

mas fácil
de movimentar e ajustar

SIMPLES DE USAR

graças à digitalização
dos painéis

 

 

 

 

 

 

Inteligência e segurança
Graças ao Mini PC “on board”

 


Um verdadeiro Mini PC integrado na estrutura, instalado na versão RCCS 3 com Monitor, garante a utilização de um sistema inteligente, que sincroniza perfeitamente o software IDC5 com a estrutura TEXA.
As imagens dos painéis são transmitidas e posicionadas automaticamente, de acordo com a seleção do veículo realizada. Sua visualização ocorre por meio de um processo linear, seguro e rápido.

 

 

 

 

 

 

 

Regulagens e deslocamentos
preciso, simples e rápido

 

O RCCS 3 consiste em um suporte principal muito robusto, ajustável em altura graças ao acionamento elétrico disponível. Usando práticos botões, ele pode ser facilmente inclinado para os lados e para frente.
Além disso, uma manivela e um nível a laser permitem realizar movimentos laterais milimétricos. Acima da estrutura existe um nível de laser adicional, muito útil para localizar o centro do veículo, bastando apontá-lo para o logotipo frontal.
A barra de ajuste horizontal está equipada com dois medidores de distância e uma placa refletora deslizante, esta última equipada com um laser central para direcionar o radar frontal.
O RCCS 3 é fácil de movimentar pela oficina, graças aos grandes rodízios disponíveis.
Este equipamento tecnológico permite que o RCCS 3 seja posicionado e alinhado corretamente em relação ao veículo e ao piso com grande facilidade, precisão absoluta e total segurança.

 

Regulagem de altura

Translação lateral
apenas na versão com Monitor

Inclinação frontal
apenas na versão com Monitor
Inclinação lateral

 

 

 

 

Precisão absoluta
um trabalho completo,
pronto para uso
 

 

Antes de qualquer calibração é muito importante, além de verificar o alinhamento do RCCS 3 com o veículo, também verificar a configuração do veículo em que está trabalhando.
Pensando nisso, para oferecer um serviço ainda mais completo e profissional, o RCCS 3, em ambas as versões, pode ser equipado com quatro detectores eletrônicos CCD, a serem instalados tanto nas rodas,
através do sistema de garras para as rodas, quanto nas laterais da barra de ajuste horizontal.
A leveza dos detectores e a ausência de cabos de conexão entre a frente e a traseira proporcionam a máxima facilidade de uso e precisão absoluta na medição dos ângulos do veículo.
Realmente um trabalho completo e pronto para uso.

 

 

 

 

Um software ad hoc
Para o alinhamento e convergência das rodas

 

A elevada precisão na verificação da configuração do veículo também é garantida pela utilização do TOE AND THRUST ANGLE CHECK, o aplicativo que permite realizar dois tipos de operações:
- uma verificação rápida do alinhamento do RCCS 3 em relação ao ângulo de impulso do veículo e o piso da oficina;
- verificação da convergência das rodas.
Esses procedimentos são essenciais para preparar o veículo para a próxima fase de calibração da câmera e/ou radar.
Detector CCD eletrônico, equipado com sensores infravermelhos.


  

 

 

 

Como funciona

O operador instala os quatro detectores CCD nas rodas e verifica a geometria do veículo. Ele então move os dois sensores CCD do eixo dianteiro do veículo e os coloca na barra de ajuste RCCS 3 para alinhar corretamente a estrutura em relação ao eixo de impulso do veículo, referente ao eixo traseiro.


Abaixo está um exemplo prático de alinhamento da estrutura e convergência de roda com o uso do software dedicado:

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito desempenho
Mesmo com o alinhamento óptico

 

Além da versão com controle de convergência e verificação do eixo de impulso, o RCCS 3 também está disponível no modo de alto desempenho com alinhamento óptico. Esta configuração usa o tipo de garras do pneu e foi projetada para realizar todas as operações em radar e câmeras com rapidez e precisão.

 

 

 
Para o alinhamento do veículo, são utilizadas duas réguas de mira práticas, sobre as quais são direcionados os lasers dos dois medidores de distância presentes no eixo principal da estrutura.


Tecnologia laser de última geração
Os medidores de distância disponibilizados pela TEXA são a solução ideal que atende aos mais rigorosos critérios de profissionalismo e precisão exigidos por todas as oficinas do mundo.

 

 

 

 

 

 

Com o software IDC5
todas as informações para ajudar nas operações

 

As soluções da TEXA devem ser utilizadas em combinação com o software de diagnóstico IDC5, que permite concluir todas as operações rapidamente.
O aplicativo, de fato, fornece auxílio de diagnóstico específico elaborado para cada marca/modelo, com instruções (como altura do solo ao painel, distância do veículo, alinhamento, etc.) para o correto posicionamento da estrutura, e um guia passo a passo através de todas as fases do trabalho.
Além disso, ao final da calibração, é possível imprimir um relatório a ser entregue ao cliente com os comprovantes das operações realizadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RCCS 3 com Painéis

a versão com painéis
físicos

 

O RCCS 3, conforme mencionado, também pode ser adquirido em uma configuração “nível de entrada”, que possui os mesmos recursos exclusivos da versão top de linha, mas requer o uso de painéis físicos ao invés do monitor.
Isso permite utilizar painéis e acessórios TEXA dedicados à calibração, para concluir todas as operações com a máxima satisfação do cliente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CCS

o kit multimarcas para a calibração de câmeras

 

 

 

O CCS (Sistema de Calibração de Câmera) foi projetado para obter a melhor combinação de acordo com suas necessidades operacionais.
É constituído por um suporte robusto no qual são posicionados vários painéis divididos por marca.
O CCS também prevê o uso opcional do tapete graduado e dois suportes para centralização do eixo nas rodas por meio de níveis a laser.
As características de construção do kit o tornam uma solução básica extremamente simples de usar, fácil de manusear e transportar, mesmo fora da oficina.
O CCS é perfeito para os técnicos que não podem alocar permanentemente uma área de sua oficina apenas para operações de calibração de câmeras, pois, uma vez concluído o trabalho em um ou mais veículos, toda a estrutura pode ser desmontada e armazenada confortavelmente em um pequeno espaço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma vasta linha de acessórios

para uma solução completa

As soluções ADAS da TEXA podem ser utilizadas em combinação com os outros dispositivos opcionais, a fim de poder intervir totalmente em sistemas adicionais de assistência eletrônica ao motorista, incluindo:




ACS (All-Around Calibration System - Sistema de Calibração All Around)


O ACS permite calibrar câmeras 360° e o Doppler para veículos pertencentes ao Grupo VAG (AUDI, SEAT, SKODA, VOLKSWAGEN, LAMBORGHINI).
É composta por uma estrutura de alumínio que aloja os dois painéis horizontais e as duas mesas magnéticas verticais. A base está equipada com três caixas para o máximo de medidores de distância a laser dedicados a verificar o alinhamento correto com o veículo.
A solução da TEXA caracteriza-se pela grande praticidade de uso, sendo equipada com rodas que garantem uma rápida movimentação dentro da oficina.
IR CALIBRATION TARGET AND NIGHT VISION SYSTEM


Dois acessórios muito úteis porque permitem calibrar a câmera infravermelha em um curto espaço de tempo e com a máxima precisão, respectivamente para veículos Mercedes e do Grupo VAG. Um dispositivo fundamental do ponto de vista da segurança rodoviária, que facilita ao condutor o reconhecimento precoce de pessoas ou animais no escuro. Posicionados na frente do veículo, o IR Calibration Target e o Night Vision System
simulam a presença de um corpo quente.
 
 
REFLETOR DE RADAR DE PONTO CEGO


Estrutura indispensável para realizar a calibração de radares ultrassônicos presentes nos veículos HYUNDAI, HONDA, KIA, LEXUS, MAZDA, MITSUBISHI, SUBARU e TOYOTA. É composto por um cone refletor de metal, um laser e um gabarito goniométrico que tem a função de direcionar o operador para o correto posicionamento do cone piramidal. Ele pode ser usado para radares frontais, laterais e traseiros.
SIMULADOR DOPPLER 


Este acessório também é usado para calibrar o radar de ponto cego. Neste caso, porém, é um simulador ativo que responde à frequência gerada pelo radar traseiro de veículos pertencentes à marca MAZDA e ao Grupo VAG.
TAPETE 360° PARA TOYOTA, LEXUS, SCION E SUZUKI


Kit modular que permite calibrar o sistema de visão 360° dos veículos TOYOTA, LEXUS,
SCION e SUZUKI, equipados com esta tecnologia.

 

 

 

 

Painéis e acessórios para calibração

Para a calibração dos dispositivos ADAS, a TEXA oferece uma ampla gama de painéis e acessórios específicos, que garantem a cobertura mais completa do mercado mundial.

Confira a cobertura completa e sempre atualizada:

www.texa.com/diagnostic-coverage

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um sistema ad hoc

para o ambiente TRUCK


A importância dos sistemas ADAS para a segurança das pessoas fica ainda mais evidente quando aplicados  ao mundo dos veículos pesados. Na verdade, é essencial que um caminhão na estrada sempre respeite certos comportamentos como, por exemplo, a distância do veículo à frente, a velocidade, os métodos de ultrapassagem e, portanto, a troca de faixa, a capacidade de frear com segurança etc. Portanto, várias marcas de caminhões e veículos comerciais requerem instrumentação adequada para a configuração correta das câmeras multifuncionais, radares e sensores que gerenciam sistemas essenciais, tais como: Cruise Control Adaptativo, Sistema de Alerta de Saída de Faixa, Aviso de Colisão Dianteira, Sistema de Frenagem de Emergência Avançada.
A importância dos sistemas ADAS para a segurança das pessoas fica ainda mais evidente quando aplicados ao mundo dos veículos pesados. Na verdade, é essencial que um caminhão na estrada sempre respeite certos comportamentos como, por exemplo, a distância do veículo da frente, a velocidade, os métodos de ultrapassagem e, portanto, o abandono da faixa, a capacidade de frear com segurança, etc.
A proposta da TEXA é um sistema de ajuste que inclui uma barra de medição, painéis divididos por marca para as câmeras e dispositivos a laser, essenciais para o correto alinhamento e calibração dos radares dos fabricantes WABCO, TRW e TRW/Knorr.
O Kit ADAS TRUCK também inclui um conjunto de garras com mira laser, o laser para ajuste do Adaptive Cruise Control.
O software IDC5 TRUCK é sempre indispensável, pois orienta o operador, passo a passo, até mesmo em intervenções nos veículos que necessitam de calibração dinâmica, com procedimentos de adaptação na estrada.



 

 

Painéis e acessórios para calibração

Para a calibração dos dispositivos ADAS, a TEXA oferece uma ampla gama de painéis e acessórios específicos, que garantem a cobertura mais completa do mercado mundial.

Confira a cobertura completa e sempre atualizada:

www.texa.com/diagnostic-coverage

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Treinamento específico

Para o mundo ADAS

 

Oferecer treinamento aos seus clientes é particularmente importante para a TEXA. A competência técnica e o consequente uso correto das ferramentas de diagnóstico são agora fatores críticos de sucesso para a atividade de autorreparação. A metodologia de ensino dos cursos baseia-se na correta combinação entre aprendizagem teórica e exercícios práticos.
Este último é de fundamental importância, pois integra os testes e simulações com as ferramentas de diagnóstico da TEXA, nas mãos do reparador, estimulando uma participação mais ativa e dinâmica, resultando em um maior aprendizado.

 

 

 


D9C: DIAGNÓSTICO AVANÇADO E CALIBRAÇÃO DOS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA - ADAS CAR
OBJETIVO:
Conhecer as características técnicas e modos de operação dos sistemas avançados de ajuda ao motorista e os modos de operação, posição e funcionalidade das tecnologias envolvidas, como o RADAR, LIDAR, câmera, câmera infravermelha e sensores de ultrassom.
Conheça o princípio operacional do Assistente de Estacionamento (Park Assist), Alerta de Saída de Faixa (Lane Departure Warning), Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), Aviso de colisão Frontal (Forward Collision Warning), Controle Adaptativo de Luz Alta (Adaptive High Beam Control), Detctor de Pedestre (Pedestrian
Detector), Detector de Ponto Cego (Blind Spot Detection), Visão Noturna (Night Vision) e o Sistema de Detecção de Sonolência (Drowsiness Detection System).
Ser capaz de realizar procedimentos de diagnóstico e resolução de problemas com o auxílio da ferramenta de diagnóstico; saber interpretar a página de erros, parâmetros, estados, ativação e ajustes.
DURAÇÃO: 8 horas (também disponível online)

 

 

 


D9T: DIAGNÓSTICO E CALIBRAÇÃO DOS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA - ADAS TRUCK
OBJETIVO: Ao frequentar o curso D9T é possível estudar as características técnicas e modos de funcionamento dos sistemas avançados de ajuda ao motorista de veículos pesados, tais como aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, detecção de ponto cego. O módulo didático também permite conhecer o posicionamento e funcionalidade das tecnologias envolvidas: radar, câmera multifuncional, sensores e atuadores, câmera infravermelha e sensores de ultrassom. Também são apresentados exemplos práticos de calibração estática e dinâmica, realizando procedimentos de diagnóstico e resolução de problemas com o auxílio dos instrumentos TEXA.
DURAÇÃO: 8 horas (também disponível online)