PASS-THRU

Interfaces padronizadas para a reprogramação da ECU

FAQ:

  • Os regulamentos PASS-THRU J2534 e ISO22900 definem o padrão de reprogramação da interface da ECU (unidade de controle do veículo), como para os componentes SW e HW, exigidos pela legislação europeia, começando com a norma Euro V para os veículos leves e Euro VI para veículos comerciais.
  • Em alguns países, as montadoras são obrigadas a fornecer informações técnicas para manutenção e reparação, que podem ser executadas com a tecnologia OBD.

Por quê a padronização é importante?

  • A regulamentação forçou as montadoras de veículos a cumprirem dois tipos de normas: SAE J2534 e ISO22900. Quando as montadoras declaram compatibilidade com essas normas, as mesmas devem seguir os detalhes das normas que estão especificadas.
  • As normas visam entregar às oficinas a possibilidade de terem apenas um VCI (Vehicle Communication Interface), que pode ser usado com vários softwares de montadoras para comunicar e reprogramar as ECUs dos veículos. Desta maneira é possível comprar VCIs de terceiros e não apenas os oficias de cada montadora.
  • Os produtos TEXA (interfaces da linha NAVIGATOR) são totalmente compatíveis com a J2534-1. Um cabo opcional é necessário para veículos que utilizam a norma J2534-2 para reprogramar a CAN Single Wire.
  • Os produtos TEXA cumprem também com a norma ISO22900-1 (compatibilidade elétrica).
  • O acesso é controlado pelo fabricante do veículo. É necessário obter a autenticação, creditação e, em certos casos, serão possiveis obter o acesso aos níveis mais elevados para os sistemas de segurança do veículo (ver Opel, código DUNS).
  • O fabricante prevê um custo que pode ser calculado de diversas formas: por hora, dia, semana, mês, ano, sessão.
  • A participação em cursos de formação é muitas vezes necessária, pois capacita a realizar as funções mais “elevadas” como reprogramação VAG, RENAULT.
  • As funções do PASS-THRU podem ser utilizadas sempre que o SW de uma ou mais ECUs necessitem ser atualizados, devido a avarías. Sem o uso do PASS-THRU, o mecânico é forçado a pedir uma intervenção ao revendedor e/ou a oficina autorizada. Com o PASS-THRU, isso não é necessário.

NOTA: Para realizar a reprogramação dos sistemas de segurança (ou seja, dispositivos de imobilizador ou anti-roubo), o fornecedor do serviço PASS-THRU está autorizado a solicitar oas mecânicos independentes documentos especiasi, como:

    • Certificado de registro de antecedentes criminais;
    • Certificado de registro de empresa como mecânico
  • PC ou outro dispositivo de vídeo conectado à Internet: PC padrão equipado com USB, serial, LAN, Wi-Fi. Em geral, todos os fabricantes especificarão os requisitos de hardware e do sistema operacional. Por este motivo, a capa usada pelo AXONE 4 pode limitar o uso de algumas especificações de alguns fabricantes
  • Interface de comunicação com o veículo (VCI) que suportam J2534 (1 ou 2) ou J22900 (1, 2 ou 3), por exemplo, a linha Navigator da TEXA (de acordo com as especificações técnicas declaradas).

    NOTA:
     A interface deve ser do tipo aprovado pelo fabricante específico. Alguns fabricantes autorizam o uso de interfaces não aprovadas, mas, neste caso, eles não absorvem as responsabilidades para as operações realizadas no veículo.
  • Software específico do fabricante baixado do site oficial do fabricante ou recebido como um CD/DVD.

Reprogramação

  • O regulamento prevê a possibilidade de reprogramação nas ECUs de todos veículos. Em muitos casos, esta função não é recomendada, mas obrigatórias (ou seja, BMW verifica o SW de ECUs e avárias e, se necessário, força o usuário a atualizá-los). A reprogramação é possível também em carros sem uma tomada OBD (ver Toyota) de acordo com o protocolo suportado (J2534-1 ou J2534-2).
  • Os fabricantes disponibilizarão seu software específico. A partir disso, a primeira dificuldade que encontrará o usuário final é saber operar e saber como funciona o software do fabricante. O usuário final deve ser capaz de selecionar as funções de diagnóstico e estas seleções nem sempre são claras.

Diagnóstico
A normativa Euro 5 não força o fabricante a fornecer diagnóstico on-line, mas mesmo assim alguns o disponibilizam. A maioria dos fabricantes dá a oportunidade de usar seu software de duas formas: Reprogramação e uso do diagnóstico completo. Por exemplo:

  • Diagnóstico e Reprogramação : GM, Mercedes, Grupo VAG, Toyota/Lexus
  • Apenas reprogração: Renault, Hyundai
  • Apenas diagnóstico: Volvo

ATENÇÃO:
Os fabricantes de automóveis atualizam seus softwares e funções regularmente e, com o tempo, as informações podem mudar. Sempre consulte o site do fabricante para obter as informações mais recentes.

Informação

  • Informações sobre a identificação do veículo, dados técnicos, manuais de manutenção, informações e dados necessários para diagnosticar um componente, diagramas elétricos, falha códigos, calibrações de software e procedimentos relativos, bem como informações sobre ferramentas especiais e informações sobre reprogramação J2534 ou ISO22900 ECUs são normalmente disponíbilizadas (verifique com cada fabricante individualmente).

Detalhes importantes para reprogramar ou diagnosticar:

  • O mecânico instala o software do fabricante localmente em seu PC. Este software é normalmente descarregado a partir do site do fabricante, mas às vezes o CD ou DVD precisa ser solicitado.
  • Talvez, o software do fabricante necessite ser ativado por códigos específicos fornecidos pelo departamento de suporte do fabricante
  • A oficina paga para acessar os serviços oferecidos pela montadora de acordo com o que ele precisa (dia, mês, sessão, etc.). As despesas para o funcionamento variam de acordo com o fabricante do veículo. Como referência, os custos devem ir de 10 € por dia a uma assinatura anual que pode custar € 5.000.
  • Em geral, a oficina se responsabiliza por todas as operações que serão realizadas no veículo. O fabricante, normalmente, se recusa a absorver este tipo de responsabilidade.
  • Durante a fase de comunicação entre o software do fabricante e o servidor central, é importante garantir uma perfeita conexão a internet. O servidor do fabricante fará as seguintes verificações
    • Gerenciar as informações de autenticação de acesso
    • Verificar, em tempo real, a existência de quaisquer atualizações para o software do fabricante para ser instalado localmente
    • Gerencia Downloads de qualquer informação técnica sobre veículo ID, diagramas elétricos, componentes, etc.(de acordo com o que o fabricante torna disponível)
    • Verifica qualquer nova reprogramação, mapas, etc.

       

A CONEXÃO À INTERNET É VITAL

Deve-se tomar cuidado durante esta fase, porque há interação direta com o veículo. USando os procedimentos do fabricante, preste a máxima atenção. Alguns pontos são particularmente importantes:

  • A fonte de alimentação do veículo deve ser constante (o alimentador eletrônico auxiliar deve ser usado)
  • O sistema elétrico do veículo deve ser eficiente
  • A conexão com a Internet deve ser estável
  • As instruções fornecidas pelo software do fabricante devem ser seguidas passo a passo


Em detalhe, quanto às informações:

  • Acesse o site do fabricante para obter informações diferentes. Existem normalmente várias seções sobre o assunto. Por exemplo, BMW oferece DTC dedicado, diagrama ou seções de boletim técnico. Isto também se aplica a outras marcas. VAG tem um método de pagamento diferente e acesso à informação ou ao diagnóstico são separados.
VCI ANTIGA GERAÇÃO
(PXA)
Lista de ferramentas compatíveis:
– TXT com serial que começa com DNT
– TXC com serial que começa com DNC
– NAVIGATOR NANO com serial que começa com DNQ
Para baixar o configurador TEXA PASS-THRU:
CLIQUE AQUI
VCI NOVA GERAÇÃO
(CORTEX)
Lista de ferramentas compatíveis:
– TXT com serial que começa com DNI,  DNB, DNF ou DNR
– TXC com serial que começa com DNN
– TXT MULTIHUB
Para baixar o configurador TEXA PASS-THRU:
CLIQUE AQUI

PARA ATIVAR O SUPORTE E OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA

Ou para saber mais sobre nossos contratos TEXPACK, Texa Security Access e TEX@INFO

PARA ATIVAR O SUPORTE E OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA

Ou para saber mais sobre nossos contratos TEXPACK, Texa Security Access e TEX@INFO

As ferramentas TEXA VCI podem ser utilizadas em modo PASS-THRU em todas as marcas que tenham seu uso certificado. O usuário final deve verificar se seu TEXA VCI está entre os certificados para uso no site do fabricante relevante. As ferramentas TEXA VCI também podem ser utilizadas em modo PASS-THRU em marcas de veículos para as quais não seja necessária homologação específica, com as disposições abaixo indicadas. Essas informações também podem ser obtidas consultando o site do fabricante relevante. Quando não existe um procedimento de homologação para certificar a total compatibilidade do sistema de diagnóstico do fabricante com um TEXA VCI utilizado em modo Pass-Thru, a TEXA S.p.A. não garante que o VCI funcione corretamente e, portanto, não pode ser responsabilizada pelo mau funcionamento parcial ou total do as funções em causa. No modo PASS-THRU, as ferramentas TEXA VCI não podem ser usadas para solucionar falhas associadas a recursos especiais de sistemas de diagnóstico proprietários de fabricantes de veículos que não estejam em conformidade com o padrão J2534-1/2. O usuário final deve estar ciente disso e deve assumir total responsabilidade por quaisquer problemas em um veículo ou em dispositivos eletrônicos nos quais ele realiza operações de diagnóstico e/ou programação com um TEXA VCI. A TEXA S.p.A. não pode ser responsabilizada por problemas, danos diretos ou indiretos, custos ou avarias no veículo ou partes do veículo, que surjam após ou como resultado da utilização de um TEXA VCI em modo PASS-THRU.